Coral da Ceplac completa 15 anos de harmonia e harmonizações
O Coral dos Servidores da Ceplac está completando 15 anos. Fruto do ideal de um grupo de ceplaqueanos, há 15 anos era formado o Coral de servidores da Ceplac. Legalmente, uma associação civil sem fins lucrativos, constituído por funcionários da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira Ceplac. No plano artístico-holístico, é um instrumento para a integração e motivação para o desenvolvimento do trabalho em grupo, utilizando-se da harmonia musical e promovendo a cultura regional.
A formação inicial teve os servidores Antônio Zózimo, Paulo Cardozo, Luiz Cordeiro, Nylson Valença, Olívia Barreto, Marise de Oliveira, Áurea Maria, Kátia Machado, dentre outros. A criação do coral teve ainda o incentivo do superintendente da Ceplac para a Bahia e Espírito Santo, na época, Luiz Carlos Guarnieri, além do apoio da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Funcionários da Ceplac (Coopec).
Hoje, o Coral dos Servidores da Ceplac reúne funcionários ativos e inativos, e dependentes de servidores do órgão. Conta com 25 coristas, sendo 16 vozes femininas e nove masculinas. A direção musical está a cargo da pianista e regente Deyse Gois. Nylson Valença é o diretor social e Kátia Machado diretora financeira.
O Coral dos Servidores da Ceplac participa de apresentações musicais em eventos culturais e científicos promovidos pela Ceplac e por outras instituições da região cacaueira da Bahia, com repertório eclético, inspirado na essência musical holístico-humana e na musicalidade da cultura brasileira, compreendendo a popular brasileira, sacra, folclórica e natalina.
Após os 15 anos de existência, o coral conta um CD gravado e com mais de 300 apresentações. Porém, seu maior sucesso se reflete no orgulho que representa para todos os ceplaqueanos.
Apresentações - No próximo dia 7 de maio, o Coral de Servidores da Ceplac estará fazendo uma apresentação comemorativa no restaurante da Ceplac, na sua sede regional, no quilômetro 22 da rodovia Ilhéus-Itabuna, partir das 14 horas, onde fará uma retrospectiva das principais músicas do seu repertório. A programação festiva inclui ainda apresentações na própria Ceplac, em julho; em Ilhéus, no mês de agosto; e em Itabuna, no mês de setembro.